7 de jun. de 2017

2ª RODA LITERÁRIA DO IFSP

Na quinat-feira, dia 18 de maio, foi realizada nossa segunda roda literária. Decidimos, a partir de situações que rodeiam nosso cotidiano, internas e histórias relatadas, que um tema de suma importância para ser tratado nesse momento seria: "Suicídio: em que momento a vida perde o sentido?", fazendo referência ao tema anterior abordado na primeira roda.

Contamos com uma exposição e debate sobre a forma que o suicídio é retratado na Literatura, como: Os textos Ultrarromânticos de Álvares d Azevedo e Junqueira Freire; Obras Simbolistas como de Cruz e Souza; e uma publicação atual de Jay Asher, "Os 13 porquês", famoso livro que viralizou ao tornar-se série da Netflix.

Após um debate sobre as formas de expressar e escrever sobre tal tema, contamos também com um aluno do IFSP. Humildemente ao compartilhar sua história com os presentes, nos aconselhou e falou mais afundo sobre o tema, relato de alguém que já passou muito perto dessa situação.

Ao decorrer das discussões, foi comentado como é preciso ter coragem para tal feito, é um ato de extrema coragem. De extrema necessidade e perda do sentido de viver. Vai além de nossas compreensões filosóficas e passa a fundo no âmago de cada ser, é algo interno que possui consequências para quem comete e pra qualquer envolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário