Primeiro Autor
Mês de Agosto
Gil Vicente (1465-1537)
Considerado o primeiro grande dramaturgo português, suas peças de caráter moralizante, ou seja, que procuravam usar como temas os comportamentos condenáveis e enaltecer as virtudes. Usava sempre a religião Católica como base para identificar as virtudes humanas. E não é para menos, o contexto em que ele estava inserido era de profunda presença, até mesmo política da Instituição. Embora em suas obras como Auto da Barca do Inferno, faça algumas críticas a algum personagem do clero, estas não tinham como objetivo atacar a Instituição Católica, mas sim condenar o sujeito.
O teatro Vicentino Não faz nenhuma distinção entre os segmentos da sociedade. Colocava no centro da cena erros tanto de ricos como de pobres, nobres e plebeus, muitas vezes realizando denúncias como a da exploração do povo pelos fidalgos percebido na peça Auto da Barca do Inferno, ou ainda ridicularizar o interesse de velhos por mulheres mais jovens como ocorre em O Velho da Horta.
Abaixo segue um pedaço da conversa do Parvo com o Diabo da obra Auto da Barca do Inferno* para inspirá-los:
PARVO
Oh desta!
DIABO
Quem é?
PARVO
Eu sou.
É esta a nossa naviarra?
DIABO
De quem?
PARVO
Dos tolos.
DIABO
Ah! Vossa. Entra!
PARVO
De pulo ou de voo?
Oh! Pelo pesar do meu avô! (dor, choro)
Resumindo: Vim a adoecer
E em má hora fui morrer,
E nela, para mim só.
DIABO
E de que morreste?
PARVO
De quê?
Acho que de caganeira.
DIABO
De quê!?
PARVO
De caga merdeira!
Que má rabugem que te dê!
*Acesse a obra completa em: Auto da Barca do Inferno
Bem, como podem ver, o ponto central das obras de Gil Vicente é a denúncia da intemperança e o enaltecimento das virtudes. Tendo este ponto como foco, selecione uma pessoa que esteve ou ainda está em destaque na mídia e elabore um trecho de diálogo entre essa personagem e o Anjo e/ou o Demônio (donos de barcos que levariam as almas ou para o céu ou para o inferno e ícones das obras: Auto da Barca do Inferno e Auto da Compadecida) revelando virtudes e ou intemperanças dessa personagem e defina seu destino. Usem a criatividade, e tentem ativar o lado cômico de toda a situação.
Que ótima sugestão!
ResponderExcluirQue tal uma conversa entre o Diabo e o Temer?
Seria legal ver como seria colocar uma das divas pops neste enredo. Para onde iriam?
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